Garatujas


Garatujas = primeiro rabiscar da criança
" A criança começa por desenhar pelo prazer de mover com o seu próprio corpo um meio gráfico sobre um suporte, aliado ao prazer de ver a superfície desse suporte ficar animada pelas linhas resultantes desse movimento."
- Garatujas desordenada
Os traços são ocasionais (ausência de intenção representativa) - a criança parece não se dar conta de que poderá fazer deles o que quiser, variam de comprimento e direcção e são realizados por puro prazer motor. Pode haver repetição, à medida que a criança balança o braço para a frente e para trás.
Não há qualquer controle motor e visual do traço.
Os dedos e os pulsos não são usados para controlar o objecto traçante. Enquanto a criança não tiver estabelecido o controle visual sobre os seus movimentos da garatuja será inutil exigir-lhe controlo sobre outras actividades."

Este pequeno texto a explicar o que são as garatujas, foi realizado pelas educadoras do J. e dado a cada um dos pais na primeira reunião da creche. Achei muito curioso o nome, e fiquei feliz por saber que desde cedo eles começam a fazer actividades, como esta dos desenhos. Em casa já experimentei fazermos desenhos...ele adora. Preciso de procurar uns lápis próprios para esta idade, pois de vez em quando gosta de saber a que sabe os seus lápis de cor.

1 comentário:

Anónimo disse...

I like it very much!