lentilhas para a crise





"Consumir lentilhas durante a passagem de ano é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro." - wikipédia

Sabiam? Eu também não e achei bem curioso. Mas realmente, um prato de sopa de lentilhas pode ficar bem económico e é muito rico a nível nutricional.

Esta foi a segunda vez que utilizei as lentilhas. Depois de ter feito uma pequena sondagem lá no facebook, decidi da primeira vez colocar as lentilhas de molho durante uma hora. E depois devo-as ter cozinhado demais que ficaram todas desfeitas.

Desta vez, fiz o refogado para a sopa com cebola, alho, tomate coração de boi bem vermelhinho (biológico) e uma cenoura. Juntei um pouco de caldo de carne caseiro que tinha congelado a semana passada depois de ter cozido uma carne. Juntei um pouco dessa carne também. Deixei apurar um pouco. Juntei as lentilhas e deixei cozer por 5 min.

Uma vez que este tipo de lentilhas já não vem com a casca, 5 min. bastam para ficarem no ponto. Adorei esta receita e será para repetir muitas e muitas vezes. Isto é o que eu considero comida conforto.

Tão bom :)

3 comentários:

Inês Ginja disse...

Comida de conforto :)
Adoro lentilhas e uso bastante estas em guisados e sopas.
Sabe mesmo a Outono.
Um beijinho.

Cádinha disse...

Comida de conforto. E que conforto :)
Eu adoro lentilhas. E faço muitas vezes sopinha. A minha filha também adora :)

Beijos

Marmita disse...

Tenho-as aqui e laranjinhas como as tuas.. mas ainda não as fiz! Uma vez provei n sei onde e não achei grande piada e acabei por comprar uma embalagem para fazer uma versão minha e foram ficando e ficando... vou-me inspirar na tua receita pra ver se saí alguma coisa pra breve. Obrigada pela partilha um beijo