{receitas} bolo do jamie oliver

Para primeira receita de 2014 tinha idealizado algo mais saudável. Terminei o ano de 2013 determinada a mudar a minha alimentação. Não vou iniciar mais nenhuma dieta, nem prometi a mim mesma perder x quilos ( apesar de precisar). Vou acima de tudo tentar introduzir na minha alimentação alimentos mais saudáveis e eliminar outros que sabem muito bem mas que não fazem tão bem assim. Um dos ingredientes que quero eliminar da minha dieta é a manteiga, apesar de ser um dos ingredientes deste bolo. (sorriso) Já disse que adoro torradas com manteiga?

No final do ano passado, comprei uma revista do Jamie Oliver que vi à venda num quiosque e não resisti. O tom bem amarelinho do bolo vem da farinha de milho. Na receita pedia polenta, mas ao comprar no supermercado achei que polenta seria a mesma coisa que farinha de milho, será?
Adorei o resultado, este bolo pode ser decorado com tiras bem fininhas de laranja cristalizadas e uma calda de açucar em pó com sumo de limão.
É um bolo com uma textura maravilhosa.

Bolo do Jamie 
{ adaptado da revista anual Jamie - receitas para todas as estações do ano pag. 149}

225 gr de manteiga amolecida
225gr de açúcar
3 ovos
125gr de amêndoa em pó
125gr de polenta ( eu usei farinha de milho)
1c. de chá de fermento em pó
casca e sumo de 1 laranja
casca e sumo de 2 limões

Forno pré aquecido. Usar uma forma redonda anti aderente com fundo amovível. Eu coloco sempre uma folha de papel vegetal no fundo, e é uma beleza desenformar o bolo. Untar a forma com um pouco de manteiga.

Bater a manteiga com o açúcar até estar esbranquiçado e envolver os ovos um de cada vez batendo sempre.
Envolver a amêndoa, a farinha de milho, o fermento, os sumos e as raspas do limão e da laranja.
Deitar na forma e levar ao forno por 50 min. ou até estar dourado e cozido.
Deixar arrefecer na forma. 

Nota: fotografia tirada com o meu telefone.

9 comentários:

Liliana Pereira disse...

Estou tentada a experimentar! Parece-me delicioso!.

Ju Figueiredo Silva disse...

tem um aspecto muiiiito bom :)

também ando nessa busca interior por uma alimentação saudável, por acaso a manteiga elimino muito facilmente, apesar de AMAR pão com manteiga, o que gosto mesmo, mesmo é do pão, portanto se o comer com um queijinho de barrar já fico satisfeita :P **

iwantobakefree disse...

Ficou muito bonito! Eu adoro assim bolos amarelinhos! Também comprei uma revista do Jamie mas nem sei se será a mesma mas ainda não a li. Aproveito para sugerir uma receita minha que é muito boa (e os meus rapazes adoram, chamei-lhe bolo dourado:
http://iwantobakefree.blogspot.pt/2013/12/bolo-dourado-golden-cake.html
Bjs

Lia Lemon and Vanilla disse...

Fantástico esse bolo e com os citrinos e a polenta, deve estar uma delícia!
Beijinhos grandes,
Lia.

mjmgnunes disse...

...mas tem um ótimo aspeto! Ia já uma fatia!
Sim, polenta é feita à partir de farinha de milho (podes ver aqui: http://gshow.globo.com/receitas/tipos-de-prato/acompanhamentos/polenta )
Eu também já tenho feito algumas resoluções dessas e tem dado certo, mais que a típica de fazer dieta!
Só que eu ao contrário das outras pessoas, faço as minhas resoluções sempre no fim do verão (quando acaba Agosto e inicia Setembro).
Nós últimos anos tem sido um sucesso: eliminar o açúcar do café e comer menos doces, comer mais fruta, substituir o arroz por Quinoa, ...
Essa da manteiga o que fiz foi não cortar totalmente, mas só como ao fim-de-semana e só consumir até por volta das 17 hrs, de 2ª a 6ªnem vê-la!
Comigo tem resultado mais que fazer dietas restritivas e que sei que não vou conseguir seguir mais de 1 mês!
Bjs

Inês Ginja disse...

Olha, não sei se a polenta é mesmo só farinha de milho, sei que é feita a partir dela, mas acho que tenho em casa polenta com outro nome (será sêmola de milho?). Mas ficará semelhante sem dúvida. Adoro a cor.
E o que eu faço é reduzir a manteiga nas receitas, porque apesar de ser gordura animal, não é processada como as margarinas e óleos. Mas sim, fizeste bem em fazer o bolinho!!
Um beijinho.

Unknown disse...

Olha que bonita que ficou a cor desse bolo! Adoro. Quando fizeres bolos, muffins ou pães doces podes substituir a manteiga por puré de maça sem açúcar - eu já fiz num bolo e nem se notou, bastou pegar numas maças e reduzir a puré! É uma opção ;) Beijinhos.

Enjoy the Ride disse...

se é do Jamie, é bom de certeza. :)

Varrendo Migalhas disse...

Dava-lhe cá uma dentada!

Ao bolo. ; )