expor ou não expor? eis a questão







































Estamos já perto de outro fim de semana e eu ainda a processar o último.
Aproveitei a visita de uns amigos também com dois rapazes, um fim de tarde lindo de morrer e uma praia só para nós para praticar um pouco mais e conhecer a minha máquina. Eles andavam à vontade e eu lá ía tentando captar alguns momentos. Outras vezes pedia-lhes para se colocarem em frente à máquina e sorrirem mas eles nem sempre estão dispostos a satisfazer os meus caprichos. O que me fez perceber (eu já sabia) que fotografar comida é bem mais tranquilo do que fotografar um grupo de crianças. E que crianças...
Tenho fotografias bonitas e estas são algumas. E tenho outras muito bonitas dos rostos dos rapazes, mas que fico sempre na dúvida se devo mostrar e expor os miúdos ou não! São meus filhos e filhos de amigos e a minha vontade de mostrar é muita porque eles são na verdade bonitos e ficaram bem na foto e até é pena não partilhar com vocês. Mas...
Qual é a vossa opinião em relação a este assunto?
Expor ou não expor? Eis a minha questão!
Bom fim de semana :)
Aproveitem.

9 comentários:

Byme disse...

Olá MJ!!!
Primeiro quero dizer que sou fã das tuas fotografias (acho que já te tinha dito)!!
Em segundo lugar e respondendo À questão, pensa pelo lado profissional...
Em relação aos teus filhos será mais fácil...afinal tu és a mãe!
Não me parece que expo-los os vá prejudicar...eu propria também mostro a M. muitas vezes...e só me inibo mais por algumas pessoas e olha que essas até são as que estão mais proximas de mim!
No que respeita aos filhos dos outros...nunca sem antes perguntar aos pais se autorizam!!! Cada um sabe de si!!
Se por ventura não obtares por expor de certeza que nos mostraras lindas fotos na mesma...defocadas com nuances e de certo magnificas!!! Beijinhos!!!

MJL disse...

expor... não me incomoda muito isso, já foi mais preocupada com isso, confesso... acho que hoje em dia mais do que expor rostos, preocupante é expormos a nossa vida, detalhes pessoais. E por vezes fazemo-lo de forma bem mais leviana. bjs <3

ADORO AS FOTOS!

Unknown disse...

Pois, decididamente não é material para exposição. Ambas estão, do ponto de vista tecnico, "queimadas", ou seja com excesso de luz. Tens que aprender a dominar a velocidade de exposição e a abertura.

Unknown disse...

Pois, decididamente não é material para exposição. Ambas estão, do ponto de vista tecnico, "queimadas", ou seja com excesso de luz. Tens que aprender a dominar a velocidade de exposição e a abertura.

Jardim de Algodão Doce disse...

Em relação à exposição de outrém eu penso sempre que devemos pedir autorização antes aos respetivos, pois nem toda a gente gosta de exposição na net. Quanto aos teus filhotes, concordo com a Byme - só tu é que sabes e deves decidir isso :)Beijinho

MJ disse...

obrigada a todas!

obrigada Heterónimo, mas não falo dessa exposição. Mas agradeço as tuas dicas sobre técnicas de fotografia!

Sofia Ferreira disse...

MJ, adorei estas fotos na praia, lindas!
Quanto à questão - filhos dos outros: sempre e só com a autorização dos pais!

Sobre os teus... essa questão assola-me desde há dois anos, altura em que o Baby Boy nasceu e que comecei a usar + o FB, e ultimamente com o blog também!

Tenho muita vontade de o mostrar, há fotos que são irresistíveis, mas depois penso em 2 coisas:
- Se um dia ele não me irá cobrar por essa exposição!
- O que poderão mentes maldosas (que infelizmente existem) fazer com essas fotos!

Quanto às fotos dos outros, desde que não em excesso nem exponham demais as crianças, não me choca nada!

Bjs grandes :))

Daniela S. disse...

Estas fotogradias esta lindas, imagino que as outras tambem estivessem. Sim, fotografar criancas e um grande desafio.
Quanto a tua questao tb tento encontrar a resposta para ela, se devo ou nao expor-me a mim a minha familia, e realmente nao sei. A minha sobrinha a minha irma ja me pediu para nao a por no facebook, e opto por nao fazer o mesmo no blog, nao porque ela pediu, mas porque apesar de ser mais intimo ainda ha muito gente que tem acesso.
Pois como ja aqui disseram sao os teus filhos tu saber'as se os quers ou nao expor, mas os dos teus amigos perguntaria antes claro.
Bjs bom fim de semana

CV Love disse...

Bonito momentos na praia MJ! =)

Pois bem, a minha opinião é de quem faz fotografias de família e não tem filhos, tem irmão mais novos e primos. Eu tenho atenção do que ponho na net, tento por sem num formato mais pequeno e com marca de água. Antes de colocar qualquer trabalho peço sempre autorização aos pais. Eu não acho que seja negativo, pois não acho que tiver de fazer mal não faz em modo catalogo!

Beijocas e boas fotografias! =)