{receitas} quinoa com legumes salteados e especiarias


Há alimentos novos a entrar na minha cozinha e no meu dia a dia. A quinoa é um deles. Já tinha visto algumas receitas em alguns blogs que sigo, e já a tinha visto também no supermercado. Mas nunca me atrevi a comprar por não saber como cozinha-la. Mas a minha vontade em adoptar um estilo de alimentação mais saudável e depois de ter ouvido falar muito bem deste grão, fez-me aventurar a comprar um pacote para experimentar. Eu acho que o problema em preparar uma receita vegetariana, ou usar alimentos diferentes de uma forma deliciosa está em como preparar estes mesmos alimentos. Porque confesso que a quinoa só por ela, depois de cozida não desperta em mim um interesse muito grande. Mas se à quinoa juntarmos um salteado de legumes deliciosos e bem temperados com as especiarias de que mais gostamos garanto-vos que a quinoa ficará de comer e chorar por mais.
E foi o que eu fiz desta vez.
Eu ponho a quinoa que vou utilizar de molho num frasco com água. Durante umas horas ou até de um dia para o outro. Depois lavo-a bem e deito a água fora. Este processo servirá para eliminar algumas impurezas dos grãos e evitará que a quinoa fique um pouco amarga. Se bem que conheço pessoas que nunca a lavaram ou puseram de molho e a quinoa fica na mesma deliciosa. Não saberei dizer, sempre fiz assim.
Depois cozo a quinoa em água temperada com um pouco de sal.
Numa frigideira ou sertã, começo por saltear uma cebola nova cortada às rodelas bem fininhas num fio de azeite. Deixo alourar bem. Adoro cebola salteada em azeite. 
Junto alguns legumes que tinha no frigorífico: uma couve pak choi que encontrei no lidl, uma cenoura ralada, courgette ralada e couve flor. Deixo saltear um pouco. Tempero com sal, pimenta, açafrão das índias, cominhos e gengibre ralado fresco. Um pouquinho de açafrão e o nosso prato parece ter vindo directamente da Índia, não acham?
Junto a quinoa cozida, mexo bem. Provo. Fecho os olhos e faço um hhhuummmm.
Está pronta a quinoa.
Podem acompanhar com o que quiserem ou comer só assim. Eu tinha um ovo cozido e foi este o meu almoço num destes dias.
Gostava de saber qual a vossa receita preferida de quinoa!
Partilham comigo?

5 comentários:

Rosane Castilhos disse...

Que maravilha!!!! Um festival de cores, sabores e aromas. Beijo grande!

Dani disse...

Olá :)

Eu, por coincidência, faço uma versão semelhante. Mas uso um bocadinho de alho em vez de cebola, e tempero só com o açafrão, sal e piri-piri moído - e uma espremida de limão no final. Gosto com berinjela assada em cubinhos e courgettes. É um pouco mais simples, mas resulta muito bem.
Como acompanhamento simples, gosto de saltear com cebola e ervilhas ou grão, tempero com sal, limão, piri-piri e salsa.
Uso a quinoa como textura também, adiciono a recheios para deixa-los mais nutritivos. Ou, por exemplo, adiciono à carne picada e ervas para fazer hambúrgueres caseiros.
Ah, e compro um leite biológico de quinoa que, com aveia, rende uma papa saborosíssima, viciante. Estou para preparar a quinoa em doces, como disseste, não é um ingrediente isoladamente interessante, mas resulta em pratos muito saborosos.
Um abraço!

Anónimo disse...

MUITO BOM!

amigos das onze horas disse...

Para estes dias de verão é uma excelente opção. Beijinhos

Raquel disse...

Tenho ali quinta à espera de ser usada. Amanha deve ser o dia. Nunca usei açafrão. Fiquei curiosa.